Quando

07 de Junho de 2016
10:00 às 18:00

Local

São Paulo
Rua Dona Veridiana, 55, Stª Cecília

Pagamento em até 10x sem juros no cartão

Os sistemas prediais vêm passando por grande evolução tecnológica nos últimos anos
seja pela necessidade cada vez mais evidente e expressiva da otimização do uso dos recursos como água e energia, seja pelo impacto na produtividade de obras e custos.

Esta evolução tecnológica dos sistemas prediais tem forte impacto sobre a operação das edificações bem como sobre seu desempenho do ponto de vista dos usuários.

Os temas do seminário Tecnologia de Sistemas Prediais neste ano, em sua 12ª edição, estão focados em aspectos chave para avaliar as possíveis melhorias no desenvolvimento de empreendimentos residenciais e comerciais.

Palestrantes especialistas em eficiência energética apresentarão as novas tendências relativas ao uso de energias renováveis em edificações e especialistas nos temas relativos ao uso da água mostrarão as implicações do uso racional e reuso.
 

 

 

 

 

Saiba mais

Os sistemas prediais vêm tendo grande evolução tecnológica nos últimos anos, seja pela necessidade cada vez mais evidente e expressiva da otimização do uso dos recursos como água e energia, seja pelo impacto na produtividade da execução de obras e custos.

A evolução tecnológica dos sistemas prediais tem também forte impacto sobre a operação das edificações e sobre o desempenho ao longo da vida útil do ponto de vista dos usuários.

Mais uma iniciativa promovida pelo Comitê de Tecnologia e Qualidade – CTQ do SindusCon-SP.

12º Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais

12º Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais – OnLine

sistemas_online

Todas as notícias

Programação


Veja ou faça o Download da programação em PDF
10:00

Credenciamento

10:30

Abertura oficial

10:45

Tendências no uso de energias renováveis no Brasil e o impacto sobre a tecnologia de empreendimentos residenciais e comerciais.

Robert lamberts

Roberto Lamberts
Professor Titular do Departamento de Engenharia Civil

Ricardo ruther

Ricardo Ruther
Professor e coordenador do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar, da Universidade Federal de Santa Catarina

Fabio villas boas

Fabio Villas Bôas
Diretor da Tecnisa

12:15

Debatedor convidado: Rodrigo Sauaia
Coordenação: Fabio Ribeiro da Silva Filho

Rodrigo sauaia 1

Rodrigo Sauaia
Presidente Executivo da ABSOLAR

Fabio ribeiro da silva filho

Fabio Ribeiro da Silva Filho
Diretor da Concima Construções

12:40

Intervalo para almoço

14:00

Projeto de sistemas prediais: realidade atual e necessidades para o desempenho, produtividade e custos

 

14:00

As mudanças no processo de sistemas prediais proporcionadas pelo BIM

Humberto farina

Humberto Farina
Diretor da InPrediais

14:30

A responsabilidade dos projetistas sobre o desempenho e custos dos sistemas prediais

Luiz henrique ceotto

Luiz Henrique Ceotto
Diretor de projeto e construção da Tishman Speyer Properties

15:00

Seguro de responsabilidade civil na cobertura de danos decorrentes de projeto

Andre dabus

André Dabus
Diretor da AD Corretora de Seguros

15:30

Coordenação: Everaldo Ramalho Jr. e Paulo Luciano Rewald

Everaldo ramalho jr

Everaldo Ramalho Jr.
Diretor Técnico da Bueno Netto Empreendimentos Imobiliários

Paulo rewald

Paulo Luciano Rewald
Diretor da Rewald Engenharia

15:50

Intervalo

16:10

O uso racional da água: as recomendações da nova norma de projeto de sistemas prediais de água fria e água quente e a tecnologia disponível no Brasil.

Carlos barbara

Carlos Barbara
Diretor da Barbara Engenharia

Sergio gnipper

Sergio Gnipper
Diretor da Gnipper e Engenheiros Associados

16:40

Serviços e apoio técnico aos projetistas, incorporadoras e construtoras na AES Eletropaulo

Ricardo martins marques

Ricardo Martins Marques
Gerente de clientes corporativos da AES Eletropaulo.

17:10

Industrialização dos sistemas prediais: a experiência da Gafisa.

 

Jose marmo

José Marmo
Diretor da Gafisa S.A.

17:50

Debatedor convidado: Alberto Fossa 

Coordenador: Renato Soffiati Mesqueita de Oliveira

Alberto fossa

Alberto Fossa
Diretor da ABRINSTAL

Renato sofiatti

Renato Soffiati Mesquita de Oliveira
Diretor da Fortenge Construções e Empreendimentos

18:15

Conclusões finais

Renato geniolli 1

Renato Genioli Jr.
Diretor da Construtora R. Yazbek 

Depoimentos

“A nova norma de água fria e quente NBR 5626 contribui para a redução do desperdício involuntário de água nos edifícios”. Sergio Gnipper
Engº Civil e Diretor da Gnipper e Engenheiros Associados

Para quem é este evento?

Profissionais de engenharia e arquitetura de empresas incorporadoras, construtoras, de projeto e fabricação de materiais, de componentes e sistemas construtivos, professores, pesquisadores e estudantes de escolas de engenharia, arquitetura e tecnologia de edificações.

Local

Sede do SindusCon-SP

Veja a localização

Rua Dona Veridiana, 55

Stª Cecília

01238010

São Paulo


Como chegar?

Patrocínio e Apoio

Realização:

  • Sinduscon
  • Ctq
  • Comasp

Patrocínio:

  • Docol
  • Gerdau
  • Nambei1
  • Nambei2

Apoio:

  • Abrava
  • Abrinstal
  • Sinaprocim sinprocim
  • Sindicel
  • Sindinstala%c3%a7%c3%a3o

Roberto Lamberts

Engenheiro. Civil, PhD pela University of Leeds, Professor do Departamento de Engenharia Civil e do LabEEE – Laboratório de Eficiência Energética das Edificações da Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Titular do Departamento de Engenharia Civil

Ricardo Ruther

Engenheiro metalúrgico, Doutor em Engenharia pela University of Western Australia, Professor e coordenador do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar, da Universidade Federal de Santa Catarina, Diretor técnico do Instituto para o Desenvolvimento das Energias Alternativas na América Latina (IDEAL).

Professor e coordenador do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar, da Universidade Federal de Santa Catarina

Fabio Villas Bôas

Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o engenheiro Fabio Villas Bôas trabalha na Tecnisa desde 2003, onde é diretor técnico desde 2006. Ele é coordenador da comissão de estudos de revisão da NBR 15575 e membro do CTQ - Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, e Coordenador COMASP. Entre 1996 e 2003 atuou como coordenador geral da obra do Novo Espaço Natura, em Cajamar, e do Novo Centro de Distribuição Itapecerica. Entre 1987 e 1993 atuou como diretor da Omnia Engenharia e Construções, assumindo até 1995 a direção geral de outra empresa do grupo. Fabio Villas Bôas também foi diretor técnico do escritório de arquitetura Ricardo Julião. Arquitetura e Urbanismo.

Diretor da Tecnisa

Rodrigo Sauaia

Dr. Rodrigo Lopes Sauaia é co-fundador e presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), entidade que representa empresas e profissionais do setor solar fotovoltaico no Brasil. É co-fundador e membro do conselho diretivo do Global Solar Council (GSC), entidade formada pelas principais associações regionais e nacionais do setor solar fotovoltaico e que representa o setor em âmbito internacional. É consultor estratégico para a área de energia solar fotovoltaica junto ao Greenpeace Brasil.

 

Sua formação acadêmica inclui doutorado em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com colaboração internacional na área de energia solar fotovoltaica realizada no Fraunhofer Institut für Solare Energiesysteme (Fraunhofer ISE, Alemanha), mestrado em Energias Renováveis com especialização em Energia Solar Fotovoltaica realizado na Loughborough University e na Northumbria University, no Reino Unido, com colaboração internacional realizada no ETH Zürich, na Suíça, além de bacharelado e licenciatura em Química pela Universidade de São Paulo.

Presidente Executivo da ABSOLAR

Fabio Ribeiro da Silva Filho

Membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon–SP e Diretor da Concima Construções e Representante do Conselho de Meio Ambiente do SindusCon-SP.

Diretor da Concima Construções

Humberto Farina

Engenheiro e mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), com aprofundamento na melhoria da qualidade de processos de produção de Projetos de Sistemas Prediais.

Atua na área de Projeto e Consultoria de Sistemas Prediais desde 1994,  para os mercados da construção civil e de gestão predial.

É professor de Tecnologia em Sistemas Prediais nos cursos de Especialização do Poli-Integra (USP) de Gerenciamento de Facilidades, de Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios e de Gestão de Projetos na Construção.

É Coordenador de Sistemas Prediais no  Grupo de Trabalho de Componentes BIM da Comissão de Estudo de Modelagem de Informação da Construção ABNT/CEE-134.

Atualmente, com a IN Prediais, traz soluções técnicas e processuais visando a implementação de inovações em Sistemas Prediais. A exemplo da inclusão de tecnologias para eficiência energética e de conservação de água em edifícios novos e existentes e da implementação do BIM -  Building Information Modeling no processo de produção de Projetos.

Diretor da InPrediais

Luiz Henrique Ceotto

Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia, Diretor de projeto e construção da Tishman Speyer Properties.

 

Engenheiro Luiz Henrique Ceotto é responsável por todas as atividades de projeto e construção no Brasil pela Tishman Speyer Properties. Antes de ingressar na Tishman Speyer, ele passou mais de 20 anos liderando as atividades de construção e de desenvolvimento tecnológico da Encol S/A e na Construtora Inpar. Na área acadêmica, ele ministrou cursos no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos, e é professor visitante da Faculdade Politécnica da Universidade de São Paulo. Publicou vários artigos e dois livros sendo um livro sobre produção de fachadas e outro sobre custos. Ceotto se formou em Engenharia Civil na Universidade de Brasília e tem mestrado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos USP. É membro fundador do Comitê de Tecnologia e Qualidade do Sinduscon São Paulo.

Diretor de projeto e construção da Tishman Speyer Properties

André Dabus

Diretor da AD Corretora de Seguros

Diretor da AD Corretora de Seguros

Everaldo Ramalho Jr.

Brasileiro, 51 anos – PMP - Certificado em Fevereiro de 2008 pelo Project Management Institute – PMI

 

Engenheiro Civil, formado em 1987 pelo IEEP é pós Graduado pela USP em 1993, teve ainda sua formação complementada com cursos de Adm de Empresas pela FIAM. Já foi responsável por mais de 2 milhões de metros quadrados de viabilização de projetos, desenvolvimento e execução de empreendimentos na Construção Civil. Atua hoje como Diretor Técnico da BN Engenharia SA (Grupo Bueno Netto), onde é responsável por toda a engenharia da empresa, de apoio e de produção, além de ser o responsável técnico por todos os empreendimentos da Incorporadora do grupo e das obras de contratantes terceiros. Atuou como Diretor Regional, responsável pela implantação da MÉTODO ENGENHARIA S/A no Rio de Janeiro, quando foi o líder para estruturação da empresa, incluindo desenvolvimento do mercado, organização da atuação da companhia, assim como antes na mesma cia como Diretor de Operações, quando foi responsável pela gestão de vários contratos, incluindo Hotéis, Edifícios Corporativos, Hospitais, Hipermercados, Hangares e Centros de Distribuição. Em Portugal, pelo Grupo Vasconcelos foi Diretor Geral das Construtoras do grupo, tento viabilizado e empreendido Centros Empresarias, Edifícios Residenciais e Condomínios de casas no sistema de steel frame na RAM. Pela CBPO, empresa do Grupo Odebrecht, participou das obras de construção da Gráfica Folha de São Paulo, (maior gráfica da América Latina), Condomínio Residencial de Alto Padrão no Alto de Pinheiros e desenvolvimento de diversos outros projetos do grupo. Teve ainda atuação no início de carreira como engenheiro na CONSTRUTORA BOGHOSIAN S/A, quando foi responsável pela condução de edifícios residenciais de alto padrão na zona sul de SP. É um dos membros do Comitê de Tecnologia do Sinduscon e sua carreira tem sido pautada pela busca constante da melhoria da qualidade e produtividade na construção civil.

Diretor Técnico da Bueno Netto Empreendimentos Imobiliários

Paulo Luciano Rewald

Engenheiro Civil e Engenheiro Eletricista; Administrador de Empresas; Diretor do Conselho Técnico de Instalações do Secovi –SP há mais de 25 anos; Sócio atuante em várias  comissões da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT; Eleito Projetista do Ano no 8º Prêmio MasterInstal, realizado pelo Sindinstalação e pela Abrinstal em 2013; Responsável pela execução de mais de 3.000 projetos de Sistemas Elétricos e Hidráulicos Prediais com aproximadamente 20 milhões de m²; Sócio Diretor do Escritório de  Projetos Técnicos Manfredo Rewald Ltda. de 1978 a 2003; Sócio Diretor da Rewald Engenharia Ltda. desde 2003.

Diretor da Rewald Engenharia

Carlos Barbara

Engenheiro Civil, Membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade e Diretor da Barbara Engenharia

É sócio diretor da Barbara desde sua fundação em 1986 .  Atua Na área de Engenharia , projetos e Construção , tendo sob sua direção mais de 65 colaboradores diretos e 500 empregos indiretos em obras . Já realizou o desenvolvimento de projetos e a construção de mais de 400 mil m2 de edificios residenciais , 125 mil m2 de edifícios comerciais e 50 mil m2 entre obras institucionais ( escolas ) e industriais

Engenheiro Civil formado pela ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – 1984

Cursos de extensão nas áreas de Projetos , custos e Gerenciamento de empreendimentos  - POLI / USP

Membro Do Comitê de Tecnologia e Qualidade do Sinduscon – SP desde 2002  E atualmente participante do Grupo de desenvolvimento tecnológico e de qualidade em instalações

Coordenador Nacional pela ABNT – CB 02  da Comissão de Estudos de  revisão da Norma Brasileira de Agua quente e fria NBR 7198 e NBR  5626 de Outubro 2009 Até a presente data 

Missões  comerciais para visitas ä obras e Congressos em diversos países :

Paris / França – BATIMAT 1995

-Santiago / Chile – 1996

- Miami / Estados Unidos -1997

- Cidade do México – 2007 , tendo visitado não só diversas Empresas Construtoras e Incorporadoras , mas também diversos órgãos institucionais e Governamentais Tais Como INFONAVIT , FOVISSTE , CAIXA HIPOTECÁRIA , Câmara Nacional da Construção   

- Dubai e Singapore – 2015 – visita a empreendimentos emblemáticos de engenharia , Universidades e Escritórios de Projetos  Internacionais , com ênfase em Modelagem BIM , e visitas a obras com projetos de certificação de Sustentabilidade

 

Palestrante em seminários, tendo apresentado em Outubro de 2006 o Case do Ed.UPSCALE construído pela Barbara e entregue em março de 2007 , no Sinduscon- ES , sobre fachadas pré fabricadas .

Palestrante e mediador em seminários de Instalações SINDUSCON  em 2012 , 2013 e  2016 

Diretor da Barbara Engenharia

Sergio Gnipper

Engº Civil, Mauá-IMT. Mestre, FEC–UNICAMP. Consultor da AltoQi (Hydros). Autor de cursos EAD (QiSat). Instrutor de cursos de extensão/pós-graduação de Sistemas Prediais Hidrossanitários e Incêndio.  Autor do texto-base e secretário da comissão de estudos da norma de água fria e quente NBR 5626:2016.

Diretor da Gnipper e Engenheiros Associados

Ricardo Martins Marques

Gerente de clientes corporativos da AES Eletropaulo.

Gerente de clientes corporativos da AES Eletropaulo.

José Marmo

Engenheiro Civil, Diretor da Gafisa S.A.

Diretor da Gafisa S.A.

Renato Soffiati Mesquita de Oliveira

Membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP e Diretor da Fortenge Construções e Empreendimentos

Diretor da Fortenge Construções e Empreendimentos

Alberto Fossa

  • Engenheiro Eletricista pela Escola Politécnica da USP  

 

  • MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela Faculdade de Economia e Administração da USP com extensão no Bentley College, MIT e Boston University

 

  • Mestre em Energia e Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo

 

  • Consultor de Empresas e Pesquisador na área de Gestão Estratégica, Gestão da Tecnologia e da Energia, com especialização em regulação

 

  • Membro participante de diversos fóruns de normalização nacional e internacional (NFPA & ISO). É vice-chair do ISO-TC301 Energy management & savings

 

  • Especialista em energia pela UNIDO

 

  • Sócio Diretor da Newen Criative Engineering

 

  • Diretor executivo da ABRINSTAL

Diretor da ABRINSTAL

Renato Genioli Jr.

Coordenador do Grupo de Sistemas Prediais do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP e Diretor da Construtora R. Yazbek 

 

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade São Francisco em 1982;

Pós graduado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie;

Pós graduado em Negócios Imobiliários pela FAAP;

Desenvolveu toda sua carreira profissional em empresas Incorporadora e Construtora;

A 21 anos é Sócio e Diretor de Construção da Incorporadora e Construtora R. Yazbek;

A 18 anos é membro do Comite de Tecnologia e Qualidade do Sinduscon;

É coordenador do Grupo de Trabalho “Sistemas Prediais” do CTQ;

É membro do Conselho Consultivo do Sinduscon;

Atuação institucional através de grupos de trabalhos e comitês junto ao Secovi há 21 anos.

 É conselheiro da ABRINSTAL.

Membro do Conselho do Comitê Executivo C3 - Clube da Construção, desde 2015.

Diretor da Construtora R. Yazbek