26 de Outubro de 2017

São Paulo
Avenida Braz Leme, 1000 , Santana (Auditório TOTVS)

EVENTO PRESENCIAL E ONLINE Inscreva-se

2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP divulga seus vencedores em cinco categorias

Premiação é voltada para o mercado da indústria da construção civil com o intuito de promover e incentivar a adoção do BIM

O 2º Prêmio de Excelência BIM SIndusCon-SP, maior premiação em gestão da construção do Brasil, divulgou seus vencedores no encerramento do 8º Seminário Internacional BIM, realizado pelo SindusCon-SP, por meio do seu Comitê de Tecnologia e Qualidade, e Totvs, com patrocínio BIMobject, Autodesk e Totvs.

Promovido pelo SindusCon-SP, o prêmio é voltado para o mercado da indústria da construção civil com o intuito de promover e incentivar a adoção da Modelagem da Informação da Construção (BIM) em empreendimentos, empresas, entidades públicas e academia.

Na categoria Academia a vencedora foi a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), representada pela professora Regina Ruschel. Segundo o corpo de jurados, A escolha da universidade se deu “por suas ações pioneiras, pela maturidade na implantação de BIM no currículo e pela disseminação em diversas disciplinas”.

Já na categoria Fornecedor quem levou foi a Duratex – Divisão Deca por disponibilizar biblioteca aberta, para várias plataformas, adotando processo de desenvolvimento participativo e melhorando o produto a cada nova versão.

O júri escolheu a Addor & Associados Projetos e Consultoria como melhor empresa na categoria Projetista. Para o corpo de jurados a indicação se deu “pela inovação e aprofundamento da utilização de BIM no projeto de vedações, com desenvolvimento de customizações próprias”.

Na mesma categoria, o júri decidiu, extraordinariamente, conceder menção honrosa à Athié I Wohnrath devido ao grande número de usos de BIM praticados pela empresa e pelos expressivos resultados alcançados.

Na categoria Contratante a DOX Planejamento e Gestão foi escolhida a grande vencedora por seu envolver a coordenação de múltiplos projetistas externos e pela completude da documentação de padronização que produziu para o efetivo gerenciamento de empreendimentos em BIM.

Por fim, na categoria Construtor o prêmio foi para a Sinco Engenharia. Sua indicação ocorreu pela maturidade de sua implementação de BIM e pelos sólidos resultados que vem auferindo através dessa metodologia. Na mesma categoria o júri decidiu, também excepcionalmente, conceder menção honrosa à Temon Técnica de Montagens e Construções como forma de destacar “a iniciativa pioneira de adoção de BIM por uma empresa instaladora de sistemas, não só em seus processos de projeto e execução, mas também na pré-fabricação de componentes”.

Os trabalhos foram julgados seguindo critérios como relevância, inovação, contribuição para a evolução do mercado e lições aprendidas por um comitê especial formado por profissionais e professores experientes em BIM.

Comitê de jurados

O corpo de jurados do 2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP foi composto visando representatividade das entidades do setor, expertise e idoneidade. Para tanto, duas importantes entidades ligadas à cada categoria do Prêmio foram convidadas a indicar um jurado cada uma, cientes do compromisso de evitar conflito de interesses.

O resultado foi a composição de um júri com amplo conhecimento das várias áreas do setor, de seus profissionais, e com domínio técnico do BIM e que saberá julgar com justiça e isenção as propostas candidatas ao prêmio.

Fomento às melhores práticas

O Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP busca disseminar as melhores práticas de uso, fomentar a implantação nos currículos universitários brasileiros e incentivar o desenvolvimento de bibliotecas BIM pelos fornecedores de materiais e componentes de construção.

O sindicato tem sido um grande incentivador da adoção do BIM, que integra as equipes desde a concepção dos projetos, agiliza a construção, evita retrabalhos, reduz custos e otimiza a manutenção futura dos sistemas prediais.

O símbolo da premiação é o Elefante, ícone carismático que simboliza a evolução implementada pelo BIM na construção e se diferencia por sua capacidade de armazenamento de informação, tal qual é a rede de dados criada pela modelagem.

Além disso, a figura do elefante remete à natureza de articulação colaborativa promovida pelo BIM na cadeia construtiva. O longo ciclo de gestação da espécie simboliza que planejamentos bem estruturados geram obras mais eficientes.

Finalistas por categoria

ACADEMIA

Universidade Federal de Viçosa (MG)

Universidade Estadual de Campinas (SP) - VENCEDOR

Universidade Federal do Paraná (PR)

CONSTRUTOR

Temon Técnica de Montagens e Construções – MENÇÃO HONROSA

Sinco Engenharia Ltda. - VENCEDOR

CONTRATANTE

EFM América Latina Consultorias e Gestões Ltda.

DOX Planejamento e Gestão - VENCEDOR

FORNECEDOR

PBG S.A. (Portobello)

Duratex S.A. - Divisão Deca - VENCEDOR

Tigre Materiais e Soluções para Construção Ltda.

PROJETISTA

DMDV Arquitetos

Addor & Associados Projetos e Consultoria - VENCEDOR

Athié | Wohnrath – MENÇÃO HONROSA

O 2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP foi uma realização do SindusCon-SP, por meio dos comitês de Tecnologia e Qualidade (CTQ) e de Meio Ambiente (Comasp) e da Totvs. O evento contou com o patrocínio da Autodesk, BIMobject e Totvs.