Quando

26 de Outubro de 2016
08:00 às 18:00

Local

São Paulo
Rua das Olimpíadas, 205, Vila Olímpia

Descontos para Associados e Filiados ao Sinduscon-SP!

Como extrair os melhores resultados do laser scanning

Aplicar o BIM em todas as etapas de uma construção representa um grande diferencial de mercado

Na implementação do BIM, a aplicação do laser scanning é uma característica padrão. Entretanto, ainda são poucos os profissionais capacitados para alavancar o poder de dados de varredura a laser. A questão será abordada pelo gerente de contas da divisão de Laser Scanner da Faro no Brasil, Adriano Scheuer, no 6º Seminário Internacional BIM do SindusCon-SP, que será realizado em 22 de outubro.

Uma saída para a melhor análise desses dados, segundo Scheuer, é a aplicação de um software para facilitar a interpretação das informações coletadas pelo laser scanning. “Além de melhorar a qualidade dos dados apurados e, consequentemente, a confiabilidade dos resultados. Com isso você ganha velocidade na interpretação da informação”, explica o gerente.

Em sua palestra “Extraindo valor da nuvem de pontos em projetos BIM”, Scheuer analisará vários métodos para captação de informações valiosas de dados de varredura a laser nas ferramentas da Faro e da Autodesk, como o Revit. “Apresentarei o uso de ferramentas para extrair entregáveis geralmente necessários quando falamos em BIM, tais como as-built de tubulação para nova fabricação, corte de pontos de amarração necessários para retrofit, bem como a análise de deformação e técnicas de modelagem as-built inteligente em design estrutural”, destacou o gerente.

Gestão de serviços

No caso de facility, para o gerente geral para América Latina da eFM Itália, Alessandro Marchetti , um modelo BIM, com o conteúdo evoluindo a partir da primeira revisão do projeto, já é uma valiosa fonte de informação para os aspectos de simulação, construção e compra de serviços. “O BIM também representa vantagens na execução e gestão de serviços, além de contribuir para determinar o valor do ativo, especialmente se integrado aos sistemas IWMS e BMS”, acrescentou.

Em sua palestra, Marchetti buscará reforçar o importante papel de um modelo BIM não apenas na etapa da construção do empreendimento, mas durante todo o ciclo de vida de ativos imobiliários. “Isso é possível com base no conhecimento físico do patrimônio (BIM), dos processos de execução dos serviços de facility (IWMS) e do funcionamento real das implantações (BMS), chegando até o conceito de Enterprise Information Modeling (EIM)”.

No momento de crise, como o atual, aplicar o BIM em todas as etapas de uma construção representa um grande diferencial de mercado, agregando valor ao ativo imobiliário. Os ganhos, segundo ele, vão além da parte financeira. “Aliado a isso, uma empresa com essa expertise se torna mais produtiva e competitiva”, concluiu.

Sobre o evento:

Criado pelo SindusCon-SP em 2010, o Seminário Internacional BIM chega a sua sexta edição consolidado como o evento mais importante do gênero no país, reconhecido por antecipar temas e tendências do mercado, com a presença de renomados especialistas do Brasil e do exterior.